Coimbra
Há música na rua
No claustro da Igreja de Santa Cruz encontra-se o tradicional presépio, enquanto a Praça da Canção serve de cenário à Feira Popular de Inverno e, de 18 a 23, à Feira de Artesanato Urbano. De referir o concerto das Sete Lágrimas, na Sé Velha, dia 12, e do Quarteto Vocal, dias 21 e 22.
Penela
Presépio ao vivo
A magia do Natal está de volta ao castelo de Penela, com um presépio que se estende por cerca de 500 metros quadrados. Além da recriação do quotidiano de época com mais de cem bonecos animados, retratam vivências de artesãos, soldados e outras personagens. Aberto até 3 de Janeiro, de segunda sexta, das 10 às 12 e 30 e das 14 às 19 horas, e aos fins- -de-semana, das 10 às 19 horas.
Santa Maria da Feira
Terra dos sonhos
Além do Pai Natal, vindo directamente da Lapónia, os mais pequenos encontram a Branca de Neve e os Sete Anões, os Três Porquinhos, os Piratas Aventureiros, a Alice e o Gato das Botas. E uma vila de sonhos, com casinhas pequeninas cobertas de neve, habitada por duendes. Uma rampa de neve para uma radical descida de trenó. Não deixe de levar os miúdos ao lago de gelo onde vive a Rainha da Neve ou de ver o espectáculo O Sonho da Lua apresentado, duas vezes por dia, no anfiteatro.
S. Paio de Oleiros
O Natal da Cavalinho
Tem mais de 600 metros quadrados o presépio em cascata “plantado” à frente das instalações da empresa Cavalinho, em S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira. Apresentado como um dos mais completos da Europa, mistura o tradicional presépio cristão com a cultura popular das aldeias. Um retrato de diversas regiões do País concebido a partir do artesanato. Aliás, cerca 80 por cento das peças foram feitas à mão. Apesar de ser em grande escala, o presépio não é estático.
Porto
Cidade Natal!
Iluminadas as ruas, chega agora a animação contínua e ecléctica num programa para miúdos e graúdos. De regresso à Avenida dos Aliados está a pista de gelo, de acesso livre, o desfile de pais Natal, dia 20, e diversos espectáculos de dança e música ao fim da tarde. Mas também o Circo, a Corrida S. Silvestre, a Feira Artesanatus e o Fogo-de- -Artifício fazem deste cartaz de festa. A par da reedição de iniciativas de anos anteriores, surgem novas propostas como o Mercado Porto Belo Especial Natal, de 21 a 23, na Praça Carlos Alberto. Referência ainda para o Concerto de Natal com Luís Represas, dia 21, na Praça da Liberdade. Para viver mais a cidade… na rua.
Passeio nocturno de eléctrico
A viagem, que tem a duração de 30 minutos, começa e acaba na Praça da Liberdade (paragem 7), e percorre as iluminadas ruas da Baixa. A viagem é feita na companhia de um Pai Natal. Até 2 de Janeiro, excepto dias 24 e 31, às quintas, sextas e sábados, com partida às 20 e 30 e 21 e 30.
Braga
Animação… de rua
Até dia 24, das 10 às 12 e das 14 às 18 horas, o passeio começa na Praça do Município e segue pelas ruas da Misericórdia e do Souto, continua pelo largo Barão São Martinho, sem esquecer a Basílica dos Congregados e a Praça da República. O comboio, que tem 74 lugares distribuídos por três carruagens, foi devidamente decorado dentro do espírito da época.