Agora que a planta da canábis já tem um uso generalizado ao nível medicinal, um estudo analisou os hábitos de 27 mil utilizadores, nos EUA e no Canadá, por razões médicas – metade dizia fumar para dormir melhor. Será que realmente se comprova que o uso deste opiáceo ajuda no sono? Os estudos são bastante contraditórios.
Note-se que a canábis tem dois componentes mais conhecidos: o THC (psicoativo) e o CBD (com muitos efeitos terapêuticos e que não é psicoativo). Segundo alguns estudos, pequenas doses de THC parecem melhorar o sono, enquanto doses grandes indicam que o pioram; já com o CBD, passa-se o contrário.
A forma como se toma também tem efeitos, nota a pneumologista Ashima Sahni ao “The New York Times”. Em comprimidos, demora mais tempo a fazer efeito do que se for fumada, mas este parece perdurar mais ao longo da noite. Uma coisa é certa: usar a canábis para dormir cria dependência, tal qual como acontece com qualquer comprimido. À medida que o tempo passa, a tendência é para se aumentar a dose. Exceção feita aos produtos apenas com CBD, que não causam dependência nem problemas de tolerância.
Veja o vídeo com a explicação sobre este assunto em cima.