Um estudo realizado por investigadores do Japão chegou a conclusões surpreendentes sobre o tempo de sobrevivência do vírus da Covid-19 – enquanto o vírus “Influenza A” sobrevive menos de duas horas na pele humana, o novo coronavírus pode sobreviver por mais de nove horas. Quando estes vírus estavam misturados com muco nasal, o vírus da Covid-19 sobreviveu ainda mais tempo – cerca de 11 horas.
No entanto, nem tudo são más notícias: ambos os vírus foram totalmente desativados em quinze segundos, através de um desinfetante com 80% de álcool. Por essa razão, os autores do estudo apelaram à higiene das mãos de todas as pessoas:
A boa higiene das mãos é essencial para prevenir o contágio das infeções do SARS-CoV-2
No início da pandemia, vários investigadores analisaram o tempo de sobrevivência do SARS-CoV-2 em diferentes superfícies. Em março, descobriram que o vírus sobrevivia até quatro hora no cobre, 24 horas no cartão e 72 horas no plástico e no aço.
Contudo, os testes na pele humana encontraram um obstáculo. Por razões éticas, os investigadores não podiam simplesmente colocar uma amostra de um vírus potencialmente mortal no corpo de uma pessoa saudável.
Perante este obstáculo, os investigadores encontraram uma solução: utilizaram pele humana de cadáveres. As amostras foram recolhidas aproximadamente um dia depois da morte das pessoas – de acordo com os autores, a pele humana ainda pode ser utilizada para este tipo de análises depois deste intervalo de tempo.