Ir para a cama cedo, mas demorar horas a adormecer não é, de longe, o cenário ideal. Mas se algumas vezes, a culpa pode ser das preocupações, noutras há que apontar o dedo ao que fez antes de tentar dormir.
Estas são dez razões, citadas pelo Daily Mail, que podem perturbar a hora de adormecer:
1 – Os gadgets
Os smartphones e gadgets emitem uma alta concentração de luz azul que atrasa a libertação da melatonina que provoca o sono. Um estudo de 2014, da Universidade de Harvard (EUA), comparou o uso de aparelhos tecnológicos e livros impressos antes de dormir e descobriu que as pessoas que utilizavam tablets demoravam mais a adormecer.
2 – Beber café a meio da tarde
O senso comum diz que beber café antes de dormir não é boa ideia para quem quiser adormecer rapidamente. Mas um estudo de 2013 revelou que beber café durante a tarde também pode influenciar o sono. O estudo indicou que consumir cafeína, mesmo seis horas antes de ir dormir pode afetar em mais de uma hora a quantidade de sono noturno.
3 – Comer uma grande refeição
Comer em grande quantidade à noite aumenta o fluxo sanguíneo para digerir os alimentos, o que leva o estômago a produzir ácido gástrico e força os músculos a trabalhar para metabolizar os alimentos – o que impede que o corpo adormeça.
4 – Noites de lua cheia
Um grupo de investigadores da Universidade de Basel, na Suíça, descobriu que o ciclo lunar afeta dos padrões de sono humano, embora as causas não sejam conclusivas. Em noites de lua cheia, adormecer pode demorar mais cinco minutos que o normal e diminuir até 20 minutos o tempo de sono durante a noite.
5 – Dividir a cama
Um estudo de 2009, realizado pela Universidade de Surrey (Reino Unido), descobriu que os casais que partilham a cama sofrem mais 50% de distúrbios de sono do que pessoas que dormem sozinhas.
6 – Fumar
Os fumadores sofrem de latência significativamente mais longa no início do sono – o que significa que demoram mais tempo a adormecer – revela um estudo de 2013. A nicotina tem um efeito estimulante e provoca sintomas de abstinência ao deitar.
7 – Sinais de depressão
Uma das razões mais comuns para não ser capaz de adormecer é ficar a pensar em mil e uma coisas na hora de deitar. No entanto, se isso acontecer com regularidade pode indicar sinais de algum problema psicológico, como ansiedade ou depressão, que necessita de acompanhamento médico.
8 – Comer chocolate antes de dormir
Noutras situações, substituir o leite por chocolate negro pode trazer benefícios para a saúde, no entanto, não é boa ideia antes de ir dormir. Os chocolates negros contêm níveis mais elevados de cafeína que qualquer variedade de leite.
9 – Menopausa
A menopausa é um momento particularmente stressante para muitas mulheres: traz algumas mudanças a nível mental e físico que podem desencadear situações de ansiedade. Além disso, os afrontamentos podem causar dificuldades em adormecer.
10 – Asma noturna
A asma é uma doença cada vez mais comum, mas para algumas pessoas os sintomas só se manifestam na hora de dormir.
Esta condição é conhecida como asma noturna e pode ser provocada pela posição de dormir que leva à restrição de algumas vias respiratórias.