Conhece boas ideias, iniciativas, projetos ou pessoas que trabalham na área do ambiente e da sustentabilidade? Então estes prémios vão interessá-lo. Os Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal destinam-se a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente.
Os Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta iniciativa abrangente da VISÃO, em parceria com o Grupo Águas de Portugal, visa reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas e os exemplos de excelência que se destacam pelo contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável no quadro da atual emergência climática.
Estes prémios são divididos em duas grandes áreas: Pessoas / Movimentos e Projetos / Ações.
No total, serão 10 as categorias a avaliar, sempre na área do ambiente e sustentabilidade: Prémio Investigação (destinado a cientistas e investigadores), Prémio Inspiração (destinado a ativistas), Prémio Ação (destinado a empresas ou empreendedores), Prémio Personalidade (destinado a qualquer pessoa da sociedade civil), Prémio Água e Cidades Sustentáveis (destinado a cidades com ações de gestão sustentável da água), Prémio Energias Verdes (destinado a projetos relacionados com energias renováveis), Prémio Arquitetura Sustentável (destinado a projetos arquitetónicos que integrem soluções ecológicas, poupanças energéticas e/ou redução no consumo de água), Prémio Tecnologia Verde (destinado a projetos de base tecnológica relacionados com o ambiente), Prémio Conservação da Natureza (destinado a projetos relacionados com a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres) e Prémio Especial PALOP (destinado a boas práticas de gestão da água nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Cabe aos interessados apresentarem-se para avaliação, apresentando uma candidatura. Todas as candidaturas válidas serão depois analisadas e selecionadas por um júri que integra individualidades de reconhecido mérito na sociedade portuguesa, que avaliará a qualidade dos projetos, atividades, obras ou ideias, o seu impacto da sua ação na sociedade e o potencial dos projetos ou ideias serem aplicados e/ou replicados.
O calendário da iniciativa Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal estipula que as candidaturas devem ser apresentadas de 15 de fevereiro até ao limite de 31 de março. A VISÃO irá depois verificar e recolher toda a informação, para escolha das shortlists, e o Júri fará a sua avaliação e análise entre o final de abril e 15 de maio. A cerimónia de anúncio e entrega dos Prémios Verdes será a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
Conheça o regulamento dos Prémios Verdes e saiba como concorrer
Conheça o Júri dos Prémios Verdes