A primeira entrega mundial de green steel, ou aço ecológico em português, produzido sem a utilização de carvão foi realizada na Suécia à marca Volvo. A empresa sueca Hybrit disse que a entrega funcionará como teste e só a partir de 2026 a distribuição industrial será possível. A Volvo já anunciou que iniciará a produção de veículos protótipos e componentes do aço ecológico ainda este ano.
A Hybrit é propriedade da siderúrgica SSAB – responsável por 10% das emissões de dióxido de carbono da Suécia e 7% da Finlândia -, da concessionária estatal Vattenfall e da LKAB. “É um marco crucial e um passo importante para a criação de uma cadeia de valor totalmente livre de fósseis”, afirmou Jan Mostrom, presidente e CEO da LKAB.
A produção de aço com carvão é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases com efeito estufa. No ano passado, a Hybrit iniciou os testes para produzir aço ecológico e tem como objetivo substituir o carvão de coque, tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério, por hidrogénio 100% livre de combustíveis fósseis.
“O primeiro aço livre de fósseis do mundo não é apenas um avanço para a SSAB, é também a prova de que é possível fazer a transição e reduzir significativamente a pegada de carbono global da indústria siderúrgica”, disse, em comunicado, Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.