Imagine dormir num quarto onde sobressaem chapéus remetendo o cliente para o Museu da Chapelaria? Ou num quarto em tons de vermelho, decorado pela fábrica de sapatos Helsar, que faz questão de nos lembrar que shoes are never enough…? Ou ainda recuar a 1907, ano de fundação da Viarco, e descobrir muito mais sobre esta empresa portuguesa de fabrico de lápis?
Estes três quartos fazem parte de um conjunto de sete duplos e twins temáticos que inauguraram, há dois meses, no WR Hotel, em S. João da Madeira. Numa iniciativa conjunta com a autarquia, esta unidade hoteleira de quatro estrelas quis aproveitar a existência do primeiro circuito turístico industrial do País (lançado há um ano) e desafiou as empresas a personalizarem um quarto. “Cada uma organizou o seu próprio quarto com total liberdade” esclarece João Garrau, diretor do hotel.
Além das três empresas acima referidas, poderá pernoitar em quartos que o remetem para as etiquetas e passamanarias da Heliotextil, à Cortadoria Nacional do Pelo que prepara peles de coelho, lebre e castor, aos feltros da FEPSA, ou ao couro usado em muitos dos sapatos produzidos pela Everest.
À chegada, os hóspedes destes quartos personalizados terão ainda, à espera, um doce regional e uma garrafa de vinho da região. Quem disse que a indústria não poderia chegar à hotelaria?
WR – WORLD REST HOTEL R. Adelino Amaro da Costa, 573 S. João da Madeira T. 256 106 700. Quartos turismo industrial: ¤92,50/ noite. www.wrsjmhotel.com