O Turismo da Croácia anunciou, em comunicado de imprensa, os usos e costumes tradionais do país que passaram a integrar a nova Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade tornando-se, assim, o país europeu com maior número de reconhecimentos de Património Imaterial: dez.
Os três bens imateriais reconhecidos pela UNESCO, em 2010, foram:
- O canto de ojkanje a duas vozes. Um tipo de poesia cantada, que ocorre nas regiões do interior da Dalmácia. É interpretado por dois ou mais intérpretes com uma vibração de voz peculiar produzida a partir da garganta. A duração é definida de acordo com o tempo que o intérprete principal consegue suster a respiração. A sua letra abarca temas diversos, desde o amor até às questões políticas e sociais da actualidade. Este tipo de canto tem sobrevivido graças à persistência de alguns grupos que têm transmitido a sua técnica em festivais, tanto na Croácia como em outros países do mundo. Os conflitos inerentes ao passado recente do país e a emigração da população rural ocasionaram uma brusca diminuição do número de intérpretes e o desaparecimento dos estilos antigos deste tipo de canto, o que torna a sua preservação ainda mais urgente.
- O Sinjska Alka, torneio de cavalaria de Sinj. Celebra-se anualmente desde 1717, no primeiro domingo de Agosto, na cidade de Sinj, situada no interior da região Dalmacia-Split. Os cavaleiros que participam nesta competição percorrem a galope uma das ruas principais da cidade, apontando uma lança a um aro de ferro suspenso. O torneio com origem turca tem regras específicas compiladas num regulamento que data de 1833. O Sinjska Alka é o único dos antigos torneios medievais que se celebraram regularmente nas cidades costeiras da Croácia até ao século XIX. Os participantes devem ser membros de famílias da cidade de Sinj Cetinska e da região de Krajina. Toda a comunidade participa na produção, conservação, restauro e reparação de armas, roupas e acessórios usados neste tradicional festival de forma a contribuir para a sua sustentabilidade.
- Pão de especiarias do Norte da Croácia. Esta tradição surgiu em alguns mosteiros europeus na época medieval estendendo-se à Croacia, onde se converteu em actividade artesanal. Hoje em dia, as figuras de pão constituem um dos símbolos mais importantes da identidade croata. Normalmente em forma de coração, são oferecidos como elemento decorativo de Natal. Seguem uma receita ancestral à base de farinha, água, açúcar, bicarbonato de sódio e especiarias. A massa é colocada em moldes, cozida, e pintada com corantes alimentares. A técnica de elaboração do pão tem sido transmitida ao longo de séculos.
Os três novos reconhecimentos unem-se aos sete anteriores, formando assim a seguinte Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, na Croácia:
- Festa de São Brás, patrono de Dubrovnik. Esta tradição milenar que atrai turistas e habitantes locais celebra a paz, os direitos individuais e a liberdade.
- Grupos de zvon?ari. Estes grupos, que executam um estilo de música semelhante ao Flamengo, percorrem as cidades da região de Kastav, no noroeste da Croácia, vestidos com peles de ovelha e chapéus típicos adornados com ramos verdes, pedindo alimentos. Esta tradição contribui para o fortalecimento dos laços entre as comunidades e para a renovação dos laços de amizade entre os povos da região.
- Fabrico de rendas e bordados da Croácia. Existem três técnicas de rendas na Croácia: as rendas de agulha de Pag, as rendas de bilros de Lepoglava (todos os anos, em Setembro, esta cidade recebe um Festival Internacional de Rendas – www.lepoglava-info.hr) e as rendas em fio de Aloé (técnica apenas utilizada na Croácia pelas monjas beneditinas da ilha de Hvar).
- A procissão Za Krizen (Via Crucis) na ilha de Hvar. Depois da missa de quinta-feira Santa cada uma das sete paróquias desta ilha dálmata, situada no sul da Croácia, designa um grupo de vizinhos que se desloca em procissão às localidades próximas, fazendo um percurso de 27 km em oito horas.
- O desfile de primavera das rainhas Ljelje/ Kraljice de Gorjane. Este desfile anual celebra-se no dia de Pentecostes em Gorjane, uma cidade da região da Eslavónia situada a noroeste da Croácia, e nele participam jovens vestidas com coloridos trajes típicos, interpretando músicas e danças.
- Produção artesanal de jogos infantis de madeira em Hrvatsko Zagorje. Os habitantes desta região a norte da Croácia desenvolveram uma técnica de produção tradicional de brinquedos de madeira que tem sido transmitida ao longo de gerações. Carros, cavalos, móveis em miniatura, bailarinas e apitos são hoje fabricados da mesma forma que há um século atrás com ferramentas tradicionais. Estes brinquedos são acabados com a aplicação de uma tinta orgânica, usada para desenhar motivos florais e geométricos.
- Canto e duetos na escala Istriana. Estilo musical proveniente da península da Ístria que se caracteriza pela potência e leve nasalidade da voz. É muito comum nas festas populares.
SAIBA MAIS EM: Património Imaterial da UNESCO (critérios, imagens e vídeos)