Trump não suporta Zelensky. Nada, mesmo nada. Nem um pedacinho. Está a fazer tudo para que Kiev se ajoelhe diante de Moscovo. E também de Washington. Agora sim, percebe-se claramente a linha vermelha do presidente americano. Só isto explica as desculpas absurdas que Trump tem apresentado em nome de Putin, sobretudo no ataque a Sumy.
Nesta fase de absoluta confusão, Trump lança um “novo” plano de paz quase todos os dias. Já vimos de tudo. Tudo ao gosto de Putin. O mais vergonhoso é que Trump já passou a mensagem: a guerra começou por culpa de Kiev. Por culpa de Zelensky.
Sejamos claros, diretos, sem rodeios: imagine -se que, retirando as armas nucleares, os EUA fossem invadidos pelo México e pelo Canadá. Imagine que civis fossem executados. Idosos. Jovens. Crianças. Onde estaria Trump? E JD Vance? Em abrigos secretos. Zelensky saiu de Kiev? Não saiu. Nem quando Joe Biden pediu. Zelensky ficou ali mesmo, na capital ucraniana, enquanto tropas russas invadiam o aeroporto de Hostomel. E fez uma promessa histórica: “Não quero boleia para sair daqui. Quero armas. Quero munições.”
Trump faria isto numa situação semelhante? Evidentemente, não faria. Ninguém o veria durante muito tempo. Estaria num esconderijo confortável. Isto tem de ficar registado na nossa memória coletiva. Trump disse que acabaria a guerra em 24 horas. Pois acabaria, sufocando Kiev, Conseguiu um cessar-fogo de 30 dias, que é violado pela Rússia abertamente. Pretende dividir a Ucrânia ao estilo jugoslavo pós-guerra. Pior ainda, quer explorar as terras raras e controlar as ferrovias ucranianas e russas.
No fundo, Trump quer apenas um segundo lar. Quando lhe atarem as mãos em Washington – algo que pode acontecer mais cedo do que pensamos – Trump herdaria, por “direito divino”, o país de Zelensky a quem Putin daria uma boleia direta para o Gulag. E aí, Trump assumirá abertamente aquilo que sempre foi: um velho candidato a ditador, sem legado, sem história, sem nada que perdure.
A partir de amanhã esta coluna só vai falar de debates: como correram, quem ganhou, que pontos somou e quem merece uma medalha de Honra ao estilo americano.
MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ Tavares igual! Raimundo a subir!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.