O nosso estilo pessoal deve ser único, adequado ao nosso dia-a-dia, às exigências profissionais e rotinas, mas, e principalmente, deve ser um espelho da nossa essência enquanto mulheres, da nossa personalidade e identidade pessoal. Assim, e para que a sua imagem esteja sempre alinhada consigo mesma e transmita a mensagem certa, é fundamental encontrar-se na moda, isto é, saber exatamente quais são os estilos com que mais se identifica. Existem 7 estilos categorizados, que identificam 7 personalidades distintas, que vou explicar abaixo. No entanto, e porque somos o resultado de uma junção de influências, o estilo pessoal ideal de cada mulher está normalmente na convergência de 3 a 4 destes estilos. Quais serão os seus?
Formal Clássico

Para mulheres que têm um código de vestuário mais rígido, por exemplo em ambiente de escritório. As peças de alfaiataria são obrigatórias, bem como as camisas brancas de corte clássico, os acessórios minimalistas ou inexistentes e a paleta de cores sóbria, baseada em pretos, brancos, cinzentos e azuis, principalmente.
Elegante Sofisticado

Com muitas inspirações do estilo Formal Clássico, este estilo também preza as peças de alfaiataria, com muito bom corte e caimento, privilegiando sempre a qualidade, durabilidade e o luxo. Aqui arrisca-se mais nas cores e acessórios e os tecidos são mais fluídos e luxuosos, como a seda ou o cetim, por exemplo.
Urbano Moderno

É um estilo mais flexível uma vez que é o que mais segue as tendências do momento e, por isso mesmo, acaba por estar em constante adaptação. Sair da zona de conforto é a palavra-chave, com a utilização de peças arrojadas, descontraídas e muito “cool”, com inspirações cosmopolitas e algumas vibes grunge.
Feminino Romântico

Dispensa apresentação. O estilo com mais detalhes e subtilezas de todos, comporta todo o tipo de folhos, laços, tecidos rendados, tule e transparências, saias leves, plissados, estampas florais, pérolas, bordados… Todo um imaginário de princesa. As cores são o branco, os nudes e os tons pastel, como o rosa, o azul ou o lavanda.
Criativo Divertido

Arrojado e completamente fora da caixa, este estilo é o ideal para misturas padrões e fazer combinações de cores improváveis (usando e abusando das harmonias do círculo cromático). Muito comum em mulheres com profissões ligadas às artes ou ao marketing, por exemplo, onde a criatividade é um fator fundamental.
Casual Desportivo

O mais simples de todos os estilos. Aqui a regra é o conforto. Malhas, algodão, ganga, ténis, mochilas e peças oversized são algumas das opções mais recorrentes. Pode ser mais ligado ao desporto, com a utilização de fatos de treino integrais, ou mais casual, com looks básicos de calças de ganga, ténis e t-shirt, por exemplo.
Sensual Atrevido

O corpo assume um papel de destaque neste estilo, conhecido por realçar as curvas femininas através da utilização de peças “bodycon” (justas ao corpo), de decotes profundos, com costas abertas, rachas, cut-outs e transparências. As apostas principais são no preto, vermelho, branco e nude, e nos metalizados, veludos e lantejoulas.