Em muitos casos, pode já estar a sentir um pouco de dor nos dentes, um sangramento extra ou uma alteração na cor dos seus dentes.
Esteja atento. Neste conteúdo decidimos juntar cinco comportamentos errados durante a quarentena e possíveis doenças que podem surgir em períodos críticos de confinamento social.
5 maus hábitos mais comuns durante a quarentena
1. Aumento do consumo de vinho e café
A quarentena foi um momento de grande ansiedade para os portugueses e, como tal, alguns comportamentos menos acertados começaram a surgir.
O consumo de vinho foi um dos comportamentos mais comuns e todos os que usaram as redes sociais com regularidade durante esse tempo conseguiram perceber o aumento. Juntamente com o vinho, os portugueses aumentaram o consumo de café, refrigerantes, sumos, entre outros.
Os corantes e açúcares presentes nestas bebidas afetam negativamente a saúde oral. Se juntarmos a uma higienização fraca e a uma alimentação menos equilibrada, pode esperar o escurecimento dentário, o aparecimento de manchas nos dentes ou mesmo cáries.
2. Alteração da higiene oral devido à falta de rotina
Sem um horário obrigatório, alguns portugueses viram-se sem rotina e, rapidamente, sem hábitos de higiene oral.
Durante a quarentena foi muito fácil mudar os horários. Dormir mais uma hora, comer umas horas mais tarde, ficar acordado umas horas extra e, claro, isso levou ao esquecimento de comportamentos básicos, como a escovagem dos dentes após as refeições.
Acreditamos que hábitos como o uso de fio dental ou flúor também tenham ficado para trás.
E embora a higiene antes de dormir se tenha mantido em muitos casos, a higiene ao longo do dia foi alterada e essa alteração pode ter resultado em consequências graves na saúde oral.
3. Fumar com maior frequência
Muitos portugueses tendem a fumar mais em momento de maior stress e ansiedade. A quarentena foi um desses momentos.
Fumar é, no entanto, um comportamento de risco para a sua boca e pode levar a diversas doenças. Portanto se este foi um dos comportamentos que teve durante a quarentena, aconselhamo-lo a marcar uma consulta no seu dentista.
4. Fraca ingestão das vitaminas necessárias
A ingestão de vitaminas é muito importante para a saúde oral, principalmente para quem pretende manter os seus dentes fortes e saudáveis, assim como outros elementos da boca.
No entanto, por diversas razões, os enlatados foram uma das primeiras escolhas de alguns portugueses. Se também se descuidou no consumo de frutas e legumes, tente restabelecer a sua dieta.
5. Não ingestão de água
Durante a quarentena ingeriu os litros de água necessários?
Enquanto trabalhamos, se tivermos uma garrafa por perto, torna-se fácil consumir a quantidade de água recomendada. No entanto, para todos os portugueses que deixaram de trabalhar a partir do dia 19 de março, esse hábito pode ter sido alterado.
Problemas dentários que resultam dos maus hábitos
Escurecimento dos dentes
Durantes estes últimos meses deu-se conta que os seus dentes escureceram? Se sim, marque uma consulta com o seu dentista.
O escurecimento dentário pode acontecer por diversas razões, sendo uma das mais comuns a alterações do estilo de vida do paciente para comportamentos menos saudáveis.
Essa mancha nos dentes ou escurecimento dos mesmos pode ser apenas um problema estético. No entanto, também pode ser um sinal de alerta para problemas mais graves. Analisar o problema é importante.
Sangue nas gengivas
Duas das principais razões do aparecimento de sangue nas gengivas são a gengivite e a escovagem incorreta.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que é causada pela presença da placa bacteriana. Esta placa pode ser removida através de cuidados de higiene, como a escovagem, o uso de elixir e de fio dental. Também se aconselha a limpeza no dentista.
Em alguns casos, o sangramento pode surgir devido a uma escovagem incorreta.
Cáries e outras doenças
Se os hábitos de higiene foram alterados, existe grande probabilidade de necessitar de uma limpeza com o seu dentista, caso contrário, podem surgir cáries nos seus dentes.
Embora possa não sentir dores ou ter qualquer outro sintoma, existe possibilidade de já ter uma cárie no estado inicial. Em casos mais graves, pode sentir dor aguda e que realmente afete o seu dia-a-dia.
Algum dos comportamentos lhe foi familiar? Se sim, marque uma consulta de rotina ainda este mês para evitar problemas na sua saúde oral.
Eduardo Bastos | Diretor Clínico e Implantologista da Clínica MINT.pt