Um dos efeitos mais diretos do autêntico tsunami no mercado imobiliário provocado pela pandemia Covid é a desocupação de milhares de apartamentos de alojamento local, parte dos quais já estão a ser canalizados para o mercado de arrendamento. Numa conferência online realizada ontem, Nils Henning, CEO da Casafari, estimou em cerca de 20% o aumento do número de casas para o arrendamento de longa duração durante o mês de março em comparação com o mês anterior.
O responsável da plataforma imobiliária que faz a triagem dos imóveis que estão efetivamente à venda ou para arrendar no mercado nacional, não especificou o número de anúncios de casas que transitou para o mercado de arrendamento neste último mês (dados que serão incluídos num levantamento a divulgar em breve) mas referiu que o fenómeno já se sente nas zonas que até há bem pouco tempo concentravam os maiores fluxos turísticos. “É, sem dúvida, uma tendência se está a verificar nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve”, sublinhou Nils Henning.
A empresa que chegou a Portugal há cerca de dois anos e foi fundada pelo casal alemão Mila Sukhareva e Nils Henning, quer ser a ‘google do imobiliário nacional” , identificando através de um algoritmo que foi criado especificamente para este objetivo, se a mesma casa está repetida em vários sites e agências e a que preços. Desta forma, filtra o número real de imóveis em comercialização com registo de dados completos e devidamente atualizados.
A conferência que ontem se realizou a partir da Alemanha, serviu para lançar o Market Analytics, uma ferramenta que aperfeiçoou o algoritmo e permite analisar, em tempo real, e de forma gráfica, todas as propriedades únicas do mercado imobiliário português em qualquer zona do país, utilizando uma base de dados que não duplica as propriedades existentes à venda em vários portais imobiliários do mercado. Desta forma, é possível saber exatamente quantas casas se encontram no mercado de venda ou de arrendamento, em projetos novos ou no mercado de usados, em que localidades ou até ruas e respetivos preços médios de transações ou a sua evolução, entre outras informações.
“Construímos a maior arma de defesa para quem trabalha com imobiliário. O mercado mudou muito no último mês e vai ser afetado nos próximos meses. Só tendo acesso informação real, transparente e fidedigna, se poderá garantir sucesso para quem transaciona, avalia ou investe em imobiliário. Todas as outras fontes já estão desatualizadas e trabalhar com dados errados é como voar no meio de nuvens sem instrumentos de navegação”, realçou Nils Henning, fundador da Casafari, lembrando que o objetivo “é trazer transparência e eficiência ao caótico e opaco mercado imobiliário” com recurso à Inteligência Artificial.
Recorde-se que desde o lançamento em 2018, a CASAFARI ganhou como clientes as maiores empresas de Portugal e Espanha, de marcas como a Sotheby’s International Realty, Coldwell Banker, vários franchises da RE/MAX, Savills, Engel & Voelkers, Keller Williams, entre outros.
No ano passado, a Casafari obteve um financiamento de 5 milhões de euros de um grupo de alguns dos maiores investidores da Europa. O investimento inicial tem o intuito de fazer crescer a equipa, desenvolver mais aplicações e acelerar a expansão para outros mercados europeus. Os investidores que lideraram as ronda foram os fundos de investimento Lakestar e Round Hill Capital.