Por montes e vales, com muita neve à mistura, as equipas médicas da Turquia que andam a vacinar a população nas zonas remotas do país vivem uma verdadeira aventura até chegarem, como é o caso da aldeia de Kayalar, na região de Van, Turquia, já perto da fronteira com o Irão.
Desde que os carregamentos da vacina chinesa Sinovac Coronavac chegaram ao país, a 30 de Dezembro de 2020, as equipas médicas têm-se multiplicado em esforços para ir à casa de todos os idosos e mais vulneráveis para os imunizar contra a Covid-19.
Para os membros das equipas de vacinação do Centro de Saúde Pública da região, que se especializam em locais remotos – como quem diz as aldeias localizadas no alto das montanhas e que se tornaram inacessíveis de carro, devido a fortes nevões e ao encerramento de estradas – as visitas domiciliárias colocam muitos desafios únicos. As equipas são frequentemente obrigadas a levar a vacina na mão, durante quilómetros através de neve profunda e lama, para conseguir chegar às casas de todas as pessoas.
Newsletter
Desde o início da campanha de vacinação na Turquia, as duas equipas móveis especializadas já vacinaram mais de 130 cidadãos em aldeias rurais, alguns com 106 anos. No total, foram vacinadas mais de 3,6 milhões de pessoas.