“Desporto no Bairro” pretende dar a conhecer e atrair jovens de oito bairros da cidade – Aldoar, Fonte da Moura, Viso, Ramalde, Pasteleira, Pinheiro Torres, Lagarteiro e Cerco – para a modalidade do Breakdance, que se estreará no programa Olímpico já em 2024. O programa é coordenado no terreno por Max Oliveira, diretor do MXM ArtCenter e fundador dos Momentum Crew, o primeiro grupo profissional de dança urbana em Portugal e que integra os B-Boys, já com vários títulos mundiais no seu currículo.
Divididos por cinco equipas, os B-Boys são o grupo de formadores que dinamizaram este programa em contexto de bairro, procurando inspirar novos praticantes com as suas próprias histórias de vida, uma vez que muitos deles também cresceram nestes bairros, despertando aí a sua paixão pelo Breakdance. Hoje, são profissionais nesta área e considerados os melhores do mundo neste estilo de dança urbana. O trabalho no terreno foi feito em articulação com as várias associações locais, de modo a facilitar a planificação das atividades e a captação do maior número possível de crianças e jovens em cada bairro..
A participação superou as melhores expetativas e já estão envolvidos mais de 400 jovens neste projeto, que culmina agora com a apresentação de um espetáculo final, a 9 dezembro no Super Bock Rosa Mota, que juntará em palco o grupo internacional ILL Abilities, os Momentum Crew e os jovens finalistas nesta primeira edição do programa “Desporto no Bairro”.