A empresa fundada por ex-alunos do Técnico é uma das tecnologias em destaque na Exame Informática 175 que chega hoje às bancas.
Com um pequeno dispositivo portátil, a jovem empresa promete revolucionar a área da aquisição de dados fisiológicos ( biofeedback), substituindo máquinas de grandes dimensões usadas actualmente em clínicas e hospitais.
Hoje, os dispositivos criados pela Plux já ajudam desportistas de alta competição a aperfeiçoar movimentos e a melhorar prestações nas várias modalidades.
No plano clínico, as aplicações do Bioplux Clinical multiplicam-se: da realização de ecocardiogramas e sessões de fisioterapia em ambiente doméstico à correcção dos movimentos exigidos para caminhar e prevenção de casos de incontinência urinária.
No vídeo que se encontra publicado nesta página pode descobrir como funcionam os dispositivos da Plux e ainda saber como as tecnologias de biofeedback podem revelar-se úteis para conhecer o estado de ansiedade de uma pessoa, através de um processo similar ao usado nas “máquinas de detecção de mentiras”.
Apesar de também já estar em uso em vários laboratórios de investigação da Europa, os responsáveis da Plux apostam forte na democratização da aquisição de dados fisiológicos – uma estratégia que pode beneficiar da capacidade de transmissão de dados para computadores e telemóveis, através de bluetooth.