A Apple divulgou na semana passada a lista das melhores e mais populares aplicações e jogos do ano para iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch. Destacam-se Toca Life Wold, da empresa Toca Boca, como aplicação do ano do iPhone e League of Legends: Wild Rift, da Riot Games, como jogo do ano do iPhone.
Por norma, os vencedores dos prémios são novas aplicações na App Store ou aplicações que ganharam popularidade durante o ano, tal como aconteceu em 2020 com “Wakeout!”, a ser a aplicação do ano do iPhone, e “Zoom”, a aplicação do ano do iPad, refletindo como a pandemia se repercutiu também no mundo das aplicações. Este ano, a aplicação do ano para iPhone é uma criação destinada ao público infantil da empresa Toca Boca, que celebrou 10 anos em março e que já conta com mais de 40 aplicações. Toca Life World conecta todas as aplicações anteriores do universo Toca Life e, segundo a Apple, é premiado pela forma como “ainda repete com maestria a arte de brincar e de se expressar para crianças”.
DAZN, do DAZN Group, recebeu o prémio de aplicação do ano da Apple TV e mereceu também um destaque por parte da marca, ao levar a cultura desportiva local ao mundo. Também a aplicação do ano do Apple Watch, Carrot Weather, da empresa Grailr, destacou-se pela positiva. Já LumaFusion, de LumaTouch, é a aplicação do ano do iPad e destacou-se por permitir uma edição de vídeo mais fácil, rápida e eficiente para os utilizadores mais criativos.
Outros vencedores foram MARVEL Future Revolution, da empresa Netmarble, como jogo do ano do iPad, Craft, de Luki Labs Limited, como aplicação do ano do Mac, Myst, de Cyan, como jogo do ano para Mac, Space Marshals 3, de Pixelbite, como jogo do ano da Apple TV e Fantasian, do estúdio Mistwalker, como jogo Apple Arcade do ano.
Além dos vencedores, a empresa nomeou a palavra “conexão” como a maior tendência do ano na App Store e destacou aplicações que permitiram conectar os consumidores como, por exemplo, o jogo Among Us!, a aplicação de encontros e novas amizades Bumble, a ferramenta de design Canva, o guia de culinária EatOkra e a rede social para mulheres Peanut.
Tim Cook, diretor executivo da Apple, disse em comunicado que “os produtores que ganharam os App Store Awards 2021 usaram a motivação e visão para oferecer as melhores aplicações e jogos do ano (…) e inovaram com a tecnologia da Apple, fomentando o processo de união”. Desta forma, serão reconhecidos também através de um prémio físico, que consiste num símbolo da App Store feito em alumínio 100% reciclado e usado para fazer produtos da Apple, com o respetivo nome e premiação gravados.
Este ano foi um ano de transição para a App Store, com uma nova regulação e legislação nos mercados globais devido a vários processos judiciais sobre o modelo de negócio, considerado por muitos como monopolista e abusivo, baseado em comissões. Apesar destas mudanças, o sucesso e a qualidade das aplicações disponibilizadas na App Store continuaram e estas foram as aplicações que marcaram o ano de 2021:
Top 10 aplicações gratuitas para iPhone
1. TikTok
2. Youtube: Watch, Listen, Stream
3. Instagram
4. Snapchat
5. Facebook
6. Messenger
7. Google Maps
8. Gmail – Email by Google
9. ZOOM Cloud Meetings
10. Amazon Shopping
Top 10 aplicações pagas para iPhone
1. Procreate Pocket
2. HotSchedules
3. The Wonder Weeks
4. TouchRetouch
5. Facetune
6. Shadowrocket
7. 75 Hard
8. Dark Sky Weather
9. Autosleep Track Sleep on Watch
10. SkyView®
Top 10 aplicações gratuitas para iPad
1. YouTube: Watch, Listen, Stream
2. ZOOM Cloud Meetings
3. Disney+
4. Netflix
5. TikTok
6. Google Chrome
7. HBO Max: Stream TV & Movies
8. Hulu: Watch TV series & movies
9. Amazon Prime Video
10. Gmail — Email by Google
Top 10 aplicações pagas para iPad
1. Procreate
2. GoodNotes 5
3. Notability
4. Duet Display
5. Toca Kitchen 2
6. Toca Life: Hospital
7. LumaFusion
8. Shadowrocket
9. Affinity Designer
10. Toca Life: Vacation