Do mundo das startups, surgiu, em janeiro de 2021, a portuguesa Super Agent. Dedicada à gestão automática do consentimento e da preferência de cookies, acaba de atingir os 100 mil utilizadores internacionais.
A empresa tecnológica, fundada por Francisco Leite de Castro – com experiência internacional na área financeira e consultoria, e tendo passado pela startup North Music Group – e Diogo Minhava Lopes – com cinco anos de experiência na Microsoft e conhecimento de startups adquirido na AWS (Amazon Web Services) –, permite personalizar as definições de cookies e o preenchimento automático de formulários online. Desta forma, garante uma navegação rápida na internet, eliminando pop-ups e priorizando o controlo sobre as preferências de privacidade do utilizador.
Em setembro, a Super Agent lançou a sua primeira aplicação móvel que permite personalizar as definições de cookies. Além de adaptar e simplificar os serviços de gestão de privacidade à utilização do smartphone, o ambiente móvel foi “uma oportunidade ideal para estarmos mais próximos dos nossos clientes”, explica o cofundador Francisco Leite de Castro, em comunicado.
Para já, a app está disponível a uma escala internacional para dispositivos com o iOS 15 e já foi inclusive recomendada pela Apple em mais de 134 países e classificada pela tecnológica como uma ferramenta essencial.
Atualmente com 100 mil utilizadores, a Super Agent tem tido uma procura global e progressiva dos seus serviços, possuindo uma taxa de crescimento média de 250% em seis meses.
Orgulhosos por terem sido pioneiros no lançamento de uma app de gestão de cookies, querem “continuar a trabalhar para melhorar os serviços da Super Agent e chegar a um público mais vasto”, como afirma o cofundador Diogo Minhava Lopes, pretendendo, futuramente, desenvolver a gestão automática de passwords e integração dos serviços de privacidade online.
Apenas no primeiro semestre do ano e, segundo o comunicado de imprensa, a startup portuguesa angariou cerca de 300 mil dólares americanos que correspondem a, aproximadamente, 260 mil euros, através de SAFE Notes. O investimento foi liderado pela Shilling em conjunto com a Accel Scout Program e investidores como Benedikt Franke, CEO da Planetly, Torben Schultz, COO da Rows.com e Rasty Turek, CEO da Pex.com.