A Google está a colocar mais pressão nos fabricantes de dispositivos que querem utilizar Android como sistema operativo. De acordo com o Daily Tech, a empresa está a exigir aos fabricantes que aumentem o número de apps predefinidas nos dispositivos.
Assim, empresas como a LG, HTC, Huawei e Samsung terão de passar a colocar cerca de 20 apps nos seus equipamentos Android, em vez das atuais nove. A maioria das apps ficará numa pasta colocada no ecrã inicial e não será possível apagá-las para libertar mais espaço no dispositivo.
Além disso, os fabricantes serão forçados a tornar a pesquisa Google mais acessível a partir do ecrã inicial, sendo que outras apps de pesquisa (como, por exemplo, Bing e Yahoo) também não podem vir pré-instaladas.
Refira-se que, no início deste ano, a Google já tinha obrigado os fabricantes a colocar a versão mais recentes do Android nos novos dispositivos, como forma de reduzir a fragmentação. Quem não cumprisse, perderia o acesso a apps como Gmail, Google Play e YouTube.