A nova app pretendia ser apenas um guia sobre a legislação do divórcio em Gales e Inglaterra – mas não evitou a polémica , com algumas vozes a questionarem se não seria apenas mais uma forma de vulgarizar do divórcio.
O grupo de advogados que está na origem £9.99 app – Divorce rejeita as críticas e lembra apenas que a app, que acaba de chegar à versão britânica da App Store, apenas pretende pôr as pessoas a pensar nas suas próprias vidas, fornecendo informação útil para um problema que faz parte do quotidiano da população.
"O objetivo da £9.99 app – Divorce é levar as pessoas a pensarem na decisão que têm de tomar. O que permite que os casais estejam bem preparados, antes de embarcarem em formalidades e gastarem dinheiro com o processo jurídico", explicou ao The Guardian, Peter Martin, advogado de família e um dos criadores da app.
As opiniões dos responsáveis de organizações "pró-família" dividem-se: alguns alertam para o facto de a app fornecer ferramentas que facilitam e aceleram o processo de divórcio, enquanto outros admitem que o conhecimento das implicações e das situações que advêm do divórcio pode desencorajar os membros do casal e fomentar a ponderação.
Uma coisa é certa: desde 1974, que as taxas de divórcio em Inglaterra e Gales não eram tão baixas. Resta saber se a tendência muda com £9.99 app – Divorce.