O Audio Mood Analysis é uma solução 5G de analítica de som, apoiada por Inteligência Artificial, desenvolvida pela NOS. A operadora anunciou ter usado a tecnologia para medir, em tempo real e de forma automatizada, as reações sonoras do público, identificando os momentos de maior êxtase nas atuações nos palcos NOS e Heineken, durante o NOS Alive deste ano.
O top 3 de concertos mais aplaudidos durante os três dias é encabeçado pelos Queens of The Stone Age, seguidos de Arctic Monkeys e The Black Keys. Na variante de fãs a acompanhar e cantar em sintonia, The Black Keys e Carolina Deslandes & Bárbara Tinoco destacaram-se, enquanto Lil Nas X, Arctic Monkeys e The Black Keys lideraram em assobios. Os fãs de Angel Olsen lideraram a intensidade dos gritos de entusiamo, explica a operadora em comunicado.
No primeiro dia, The Black Keys arrecadaram o maior volume de aplausos, ultrapassando a banda de cabeça de cartaz Red Hot Chili Peppers. No segundo dia, a liderança pertenceu a Arctic Monkeys. Já no último dia, o destaque vai para Quens of The Stone Age que confirmaram o poderoso envolvimento dos fãs, embora o ponto alto da plateia se tenha dado com a entrada de Sam Smith que recebeu as boas-vindas marcadas pelo mais longo registo em assobios do festival.
A solução Audio Mood Analysis foi desenvolvida pela NOS Inovação e analisa diversos tipos de sons, como palmas, gritos, assobios, risos ou até mesmo silêncios durante as 31 atuações. Os dados analíticos fornecidos refletem o impacto que a música teve no público e demonstram o potencial valor que a ciência de dados pode ter na exploração da computação afetiva aplicada a grandes eventos.
Daniel Beato, administrador da NOS, salienta que ““esta solução foi desenvolvida com a ambição de transformar os eventos ao vivo, para ajudar a compreender o estado de espírito das audiências. A análise e correlação dos diversos indicadores e as características únicas da rede 5G da NOS permitem à solução medir em tempo real o envolvimento, entusiasmo e interação do público com o espetáculo nos seus mais diversos momentos”.