O Altice International Innovation Award (AIIA) é a maior competição do género em Portugal e as inscrições estão abertas até 30 de setembro. O primeiro lugar na categoria de startups vale um prémio de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de um piloto com o Grupo Altice com duração mínima de nove meses. Na categoria Academia há um prémio monetário de 25 mil euros. Para valorizar o conhecimento científico e tecnológico nacional, a Agência Nacional de Inovação alia-se ao evento pelo terceiro ano consecutivo e irá atribuir a distinção Born from Knowledge (BFK) ao projeto finalista que nasça “do conhecimento” e que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento.
Na edição deste ano, fruto do contexto de saúde pública em que vivemos, o AIIA terá uma abrangência geográfica apenas nacional, apesar de continuar a aceitar a participação de estudantes estrangeiros que estejam baseados em Portugal e de startups oriundas em outros países, mas que tenham filial em Portugal, explica o comunicado de imprensa.
As inscrições devem ser feitas online no site oficial e a fase final irá ser disputada no final do mês de novembro.
Desde 2016, o AIIA já recebeu mais de 200 candidaturas, tendo os projetos vencedores sido premiados e apoiados num valor total superior a 200 mil euros. Na edição de 2019, foram submetidas 90 candidaturas e o projeto iLOF venceu a categoria de startups, enquanto o projeto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving levou a taça na categoria Academia, entre finalistas de mestrado e de doutoramento.