É com orgulho que a Google reivindica o pioneirismo dos sistemas de dupla autenticação grátis – e será com redobrado orgulho que um dia a mesma Google, eventualmente, anunciará a estreia de uma solução de autenticação por sons. A compra empresa israelita SlickLogin, que acaba de ser confirmada, é a prova de que a gigante de Mountain View poderá em breve lançar novas ferramentas de identificação e autenticação, com base nos sons.
Tanto a Google como a SlickLogin já confirmaram a operação de compra – mas nenhuma das companhias revelou os valores envolvidos.
Em declarações reproduzidas pela BBC, a Google apenas reitera o compromisso de lançar, no futuro, uma solução de autenticação mais fácil de usar: «Hoje, anunciamos que a equipa da SlickLogin está a juntar-se à Google; ambas empresas partilham os mesmos princípios e consideram que a identificação deverá tornar-se fácil, em vez de ser algo frustrante, e a autenticação tem de ser eficaz sem criar problemas».
Como é que os sons podem criar um sistema de autenticação simultaneamente fácil e ágil? Eis uma breve explicação sobre o modo de funcionamento da solução preconizada pela SlickLogin: tudo começa pela instalação de uma app num smartphone, que é capaz de captar sons gerados pelos altifalantes de um computador (ou de qualquer outro dispositivo, que tenha um sistema de autenticação, presume-se).
Segundo rezam as crónicas, o som gerado pelos altifalantes é quase inaudível para os ouvidos humanos, mas pode ser captado pelo microfone de um smartphone que, depois da devida análise efetuada pela app da SlickLogin, reproduz um som idêntico para os microfones do computador, desbloqueando assim o sistema.