A empresa de engenharia Solid Concepts produziu a primeira arma de metal impressa em 3D. Segundo o Mashable, a empresa pretende provar que a sua pistola funciona tão bem quanto uma feita numa fábrica.
Eric Mutchler é o coordenador do projeto e disparou 500 tiros para provar que o material de que a arma é feita é resistente. A ideia é dar aos fabricantes mais confiança nesta nova tecnologia. Mutchler explica: “Qualquer que seja a parte que falha [na arma impressa em 3D], posso pedir a sua impressão enquanto me dirijo à loja e tê-la concluída numa questão de horas”.
Existem algumas diferenças entre a Solid Concepts e as empresas que tentaram imprimir anteriormente armas em impressoras 3D. Por um lado, esta empresa dispõe de licença para fabricar armas. Por outro, as armas até agora impressas em 3D eram feitas de plástico e são ilegais de acordo com a lei Undetectable Firearms Act de 1988, que proíbe o fabrico de armas feitas de materiais que possam passar nos detetores de metais dos aeroportos.
A Solid Concept diz não ter, para já, qualquer intenção de vender o seu protótipo.