«Competir com as Apples e com as Samsungs deste Mundo é duro e é um clima difícil onde colocar os produtos topo de gama», considerou o analista Tony Cripps, citado pela BBC. Este especialista aponta que a Microsoft e a RIM estão a combater dois players muito fortes e bastante integrados no mercado. A solução para a empresa de Redmond e para a canadiana dos smartphones passa por diminuir os preços dos seus produtos para conseguir atrair mais consumidores.
Nos EUA, o Z10 custa entre 49 e 99 dólares com uma assinatura mensal de dois anos. Ainda não se sabe se estes preços serão replicados por todos os mercados onde a RIM está presente ou se serão apenas para os EUA e Canadá.
O Z10, com o sistema operativo BB10, é uma aposta fundamental da RIM, que reportou perdas anuais de 84 milhões de dólares.
Por outro lado, a Microsoft também está a lutar para se manter no segmento dos tablets. Dos 49,2 milhões que foram vendidos no primeiro trimestre deste ano, apenas 900 mil eram Surface. A empresa de Steve Ballmer também anunciou redução de preços nos seus equipamentos.