De uma forma global, a RIM, dona dos Blackberry, apresentou perdas de 84 milhões de dólares, ou 16 cêntimos de dólar por ação. No primeiro trimestre de 2012, a empresa teve perdas de 518 milhões de dólares, cerca de 99 cêntimos por ação. As receitas aumentaram, no entanto, 9%, para os 3,1 mil milhões de dólares, noticia o Wall Street Journal.
A saturação do mercado, com o domínio da Apple e da Samsung, parece ditar que a RIM terá muito mais dificuldades em conseguir resultados positivos. Nem o sistema operativo novo, o Blackberry 10, nem os novos equipamentos poderão ajudar a RIM neste campo.
O CEO Thorstein Heins anunciou que os próximos trimestres do ano fiscal serão dedicados ao lançamento de novos equipamentos e serviços. Em fevereiro, a companhia anunciou o Z10, um smartphone que recebeu críticas positivas, mas cujas vendas estão abaixo do esperado. A base de utilizadores registados também diminui quatro milhões, para um total de 72 milhões neste momento.
As ações da empresa caíram 28% na sexta-feira passada, depois de a RIM ter anunciado que vendeu 2,7 milhões de novos smartphones, muito menos do que, por exemplo, a Apple ou a Nokia registaram em igual período. Globalmente, a empresa terá vendido 6,8 milhões de Blackberry, mais 800 mil do que no trimestre anterior.