Ao que tudo indica, o tráfego de Internet parou totalmente na Síria. Há relatórios de empresas de monitorização a explicar que as comunicações telefónicas fixas e móveis também estão em baixo. Em novembro, um blackout semelhante durou dois dias.
Em todo o caso, há utilizadores e empresas empenhados em criar formas de contornar a situação, noticia a Cnet. No Twitter, o utilizador @4lien0 publicou as credenciais de acessos dial-up, para que a população conseguisse ter acesso à Internet. A Google, por seu lado, divulgou o serviço Speak2Tweet, onde os utilizadores podem contactar vários números de telefone e deixar uma mensagem de voice mail que depois será convertida num tweet para a rede de microblogging. Até agora, não tem havido muita utilização destas alternativas, uma vez que os telefones também aparentam estar desligados da rede.
Há rumores de que na capital Damasco não há sequer eletricidade. No passado, estes cortes surgiram antes de ofensivas militares. Recorde-se que a Síria está a enfrentar uma guerra civil e que está sob a mira dos militares israelitas.