![google-logo4.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1504881google-logo4.jpg)
O caso remonta à recolha de dados feita pelo serviço Street View entre 2008 e 2010 nos EUA. Agora, a Google reconhece que os dados privados foram recolhidos ilegalmente e compromete-se a pagar uma indemnização de sete milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros). Paralelamente, a empresa vai ter cursos de formação obrigatórios para os seus funcionários durante os próximos dez anos, sobre a recolha de dados pessoais e vai suportar uma campanha de educação a nível nacional, noticia a Cnet.
A Google diz que esta recolha de dados foi feita à revelia da empresa, por um engenheiro de software. «Os líderes do projeto nunca quiseram estes dados e nunca os usaram ou olharam para eles», afirma a Google em comunicado.
Recorde-se que os dados eram captados quando o carro de recolha de imagens do Street View passava e apanhava redes sem fios desprotegidas. Eram recolhidos dados como emails, mensagens de textos, históricos de navegação e até palavras-chave. A Google comprometeu-se ainda a destruir toda a informação captada desta forma.