A HP continua a ser o maior fabricante mundial de computadores. No segundo trimestre deste ano, a empresa norte-americana tinha 14,9% do mercado. No entanto, a comparação homóloga mostra que a HP perdeu 12,1% em vendas de unidades. Movimento contrário tem o atual número 2, a Lenovo, que cresceu 14,9% em vendas tendo agora uma quota de mercado de 14,7%. Ou seja, apenas duas décimas separam os dois fabricantes. Em terceiro lugar, surge o grupo Acer que cresceu 3,6% em vendas e tem agora 10,6% de cota. A Dell, que perdeu 11,5% em vendas, surge em quarto lugar e a Asus – que cresceu 38,6% em vendas – está em quinto, com uma cota de mercado de 7%.
Todos os outros fabricantes juntos representam 41,7% de quota de mercado e perderam 2% em vendas. Este são os números da Gartner que não incluem tablets.
Os números da IDC são muito semelhantes, mas dão uma distância maior entre os dois primeiros. Para esta consultora, a HP tem 15,5% do mercado e a Lenovo 14,9%. A IDC também considera que o fabricante chinês terá crescido 25% em vendas, ao contrário dos 14,9% indicados pela Gartner.
O mercado de PCs decresceu de 87,6 milhões de unidades para 87,4 milhões de unidades, no mesmo período. Valor que é praticamente coincidente em ambas as consultoras.