O governante admite que ainda não está definido o sistema electrónico de identificação dos automóveis, mas lembra que, a partir do próximo dia 1 de Julho, os proprietários de automóveis vão poder proceder à instalação de chips identificadores nos veículos.
De 1 de Julho de 2010 a 1 de Julho de 2011 vai decorrer um período transitório, em que automóveis com matrículas electrónicas vão partilhar as estradas com os que não as têm, noticia a Lusa.
De acordo com a nova legislação, os automóveis que já usam Via Verde não precisam de proceder a qualquer substituição de equipamentos, actuando o identificador criado pela Brisa como matrícula electrónica.
O Governo está ainda a estudar novas modalidades de pagamento de portagens. Cartões com pré-carregamentos é uma das novidades que poderá ser anunciada em breve.
Os novos identificadores electrónicos serão ainda usados para o pagamento de três autoestradas que eram SCUT e que deixam de ser uma vez que passam a ter custo para os utilizadores: Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail