
Será desta que os clones da Psystar vão passar à história?

O juiz William Alsup deu como provado que a Psystar não tinha o direito de alterar parte do código do Mac OS X de modo a possibilitar a instalação deste sistema operativo em computadores não Apple.
No acórdão relativo a este processo, o juiz, citado pelo TG Daily , referiu que a "Psystar admitiu ter substituído ficheiros completos e copiado partes de outros ficheiros", o que inflige directamente o contrato de licenciamento que qualquer utilizador tem de aceitar quando instala o Mac OS X.
Esta decisão deu-se no âmbito de um processo sumário movido pela Apple e não representa um ponto final na batalha judicial, já que o fabricante dos Macintosh tem outros processos a decorrer contra a Psystar, como uma acusação de desrespeito pelos direitos de marca comercial e outra acusação de concorrência desleal.
Quando esta notícia foi publicada, a loja online da Psystar ainda estava a funcionar normalmente.
Acha que a Apple tem o direito de impedir que o Mac OS seja instalado em computadores de outras marcas? Acha que o contrato de licenciamento do sistema operativo da Apple é abusivo? Se fosse possível e legal, instalaria o Mac OS X no seu PC?