‘Billy B.’, o nome de perfil que se apresenta como responsável de produto da Truth Social, já tinha publicado uma mensagem online na qual indicava que a rede social de Donald Trump ia chegar à App Store a 21 de fevereiro. “Neste momento, estamos a apontar para um lançamento na App Store para segunda-feira, dia 21 de fevereiro”, cita o Engadget, lembrando que este dia é feriado nos EUA, por ser o Dia do Presidente. Agora, é possível confirmar que a rede social já aparece como download disponível na App Store.
Depois de Twitter e Facebook terem banido o ex-presidente das suas redes, Trump tinha prometido lançar uma plataforma em nome próprio e na qual poderá escrever as suas mensagens livremente para os seus seguidores. No outono passado, uma versão de testes desta rede chegou a estar disponível antes de ser alvo de uma partida, quando um utilizador com o nome ‘donaldjtrump’ publicou uma imagem de um porco a defecar.
Depois, em outubro, a Software Freedom Conservancy acusou o grupo de Donald Trump responsável pela rede de estar a violar a licença AGPLv3 da Mastodon por não atribuir o crédito ao código fonte da plataforma. Passadas duas semanas, apareceu uma secção dedicada com um arquivo ZIP contendo este código.
Apesar de estar disponível para download, há relatos de muitos utilizadores que estão a encontrar mensagens de erro quando tentam avançar no registo e introduzir dados como a data de nascimento, o endereço de e-mail ou o número de telefone. Outros utilizadores recebem a mensagem de que foram colocados numa lisa de espera.
A Truth Social vai operar de forma muito semelhante ao Twitter, com os utilizadores a poderem publicar as suas ‘Truths’ (verdades, em inglês) e partilhar ou republicar as mensagens de outros utilizadores.