A Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE) concluiu um primeiro raide sobre os vídeos disponibilizados no YouTube. Esta primeira investida teve como alvo os programas, séries e filmes distribuídos pela SIC. Ao que a Exame Informática apurou, cerca de 450 programas da SIC foram bloqueados nas duas últimas semanas.
Entre os uploads abrangidos por esta investida encontram-se programas como “Vale Tudo” e “Sol de Inverno”, ou “SOS Animal”.
Os técnicos da GEDIPE preferiram bloquear os uploads, em vez de solicitarem a remoção. Com este processo, os utilizadores continuam a ter acesso aos uploads e apenas os restantes utilizadores do YouTube ficam impedidos de aceder aos vídeos em causa.
Ao enveredar pelo pedido de bloqueio em vez da remoção, a GEDIPE pretende produzir um «efeito pedagógico» que evita a expulsão dos detentores das contas do YouTube (os regulamentos do YouTube determinam que uma conta deve ser encerrada depois de três conteúdos removidos – algo que não acontece com os conteúdos bloqueados).
Os vídeos são identificados através de um ficheiro de referência que permite proceder ao bloqueio de visualizações. Nos tempos mais próximos, os responsáveis da GEDIPE pretendem bloquear mais vídeos cujos direitos pertencem aos seus associados.
Além do bloqueio automático, os responsáveis da associação de produtores e editores prometem fazer uma monitorização manual dos vídeos que deverão ser alvo de bloqueio.