Vários sites internacionais deram a mesma notícia – e esses mesmos sites acabaram por ser enganados por uma iniciativa que, afinal, apenas pretende assustar os internautas que fazem downloads piratas. O próprio site Youhavedownloaded faz essa revelação numa secção dedicada à apresentação dos autores e do projeto, que se encontra numa zona marginal do site que a maioria dos utilizadores não visita.
Nessa secção, os mentores do Youhavedownloaded avisam os internautas para não levarem o site a sério e reiteram que apenas estão a fazer uma experiência.
A descoberta desta "brincadeirinha" acaba de ser revelada pelo leitor JRC, a quem aproveitamos para agradecer o aviso.
Para os leitores que não ainda sabem do que se trata esta notícia, aqui vai o textro original: Youhavedownloaded tem tudo para gerar polémica entre os adeptos do livre download e os defensores dos direitos de autor: mal entra no site, o internauta descobre logo se o seu número de IP foi usado para downloads no BitTorrent e é brindado com uma lista de vários números de IP usados em vários pontos do mundo para descarregar conteúdos no BitTorrent. E mais: com um único clique num dos números de IP publicados, o internauta pode saber que ficheiros foram descarregados no BitTorrent.
A publicação de números de IP alegadamente piratas já seria suficiente para fazer correr muita tinta, mas os mentores do Youhavedownloaded vão ainda mais longe com a disponibilização de uma caixa de pesquisa que permite apurar na hora se um determinado número de IP foi ou não usado para fazer downloads no BitTorrent.
Caso o site conclua que esse número foi mesmo usado no BitTorrent, o internauta é saudado com um "Bom dia, pirata!". De acordo com o site francês Numerama, que testou o site, a saudação é seguida de um aviso: "Gostas dos torrents, não é? Ou pelo menos, alguém em tua casa costuma usá-los (…) Tens a certeza de não ter infringido nenhuma lei e de ter descarregado apenas conteúdos legais, certo?".
O site garante ter uma base de dados com mais de 53 milhões de utilizadores, mais de 115 mil torrents, e quase dois milhões de ficheiros.
Além das questões relacionadas com a privacidade, o Youhavedownloaded promete fazer correr muita tinta quanto ao facto de quase todos os números de IP serem dinâmicos (o que significa que cada número de IP passa de um internauta para outro à medida que cada sessão de acesso à Net é interrompida).
Nenhuma dessas questões demove os responsáveis do Youhavedownloaded, que num espaço de debate inserido dentro do próprio site admitem que os números de IP, por serem dinâmicos, podem levar a conclusões precipitadas quanto à identidade dos potenciais piratas, mas podem ser uma ajuda preciosa para identificar essas pessoas, caso se consiga determinar que aquele número de IP foi usado para fazer um download ilegal às x horas do dia y.
O que acha de ser saudado com um "Bom dia, pirata!" incorreto?