O fundador da Xiaomi, que luta com Apple e Samsung no segmento dos smartphones, publicou uma mensagem na rede social chinesa Weibo a incentivar a compra de alguns livros. O tema não mereceria controvérsia não fosse o facto de Lei Jun, diretor executivo da marca chinesa, ter recorrido a um smartphone da rival Apple. A descrição de que a publicação foi feita com recurso a um iPhone não passou despercebida, com muitos fãs da Xiaomi a publicarem mensagens a criticar o líder da empresa.
O CEO apagou a mensagem e já voltou a publicar uma igual, desta feita através de um Xiaomi 10 Pro. Em sua defesa, Pan Jiutang, também da Xiaomi, publicou uma mensagem em que descreve como hipócrita se um gestor de produto ou dono de uma marca de telemóveis não tiver experimentado aparelhos da Apple, da Samsung ou de outro rival. Este executivo explicou ainda que muitas das vezes a inovação é copiada e melhorada a partir de soluções de outras marcas. O fundador da Huawei, recorde-se, já admitiu ser fã do ecossistema da Apple e Li Nan, executivo da Meizu, também já foi ‘apanhado’ com um iPhone pouco depois de ter deixado a tecnológica chinesa.
No passado, Lei Jun já tinha dito publicamente que os funcionários da empresa não estão proibidos de usar smartphones de marcas rivais.