A Intel promete que o novo processador que vai lançar em dezembro vai ter a capacidade de correr um chatbot com Inteligência Artificial generativa a partir de um portátil regular. Desta forma, os utilizadores vão poder testar tecnologias como o ChatGPT diretamente nos seus computadores, sem terem de enviar dados para a computação na nuvem. O feito é possível graças ao novo processador Meteor Lake e a ferramentas de software que a Intel está a desenvolver.
Pat Gelsinger disse, durante a demonstração, que “vemos o AI PC como um momento de mudança na inovação tecnológica”, cita a Reuters. Na apresentação, foi possível ver portáteis a gerar músicas ao estilo das de Taylor Switft e a responder a questões em modo conversacional.
Em paralelo, a Intel revelou que está a preparar o chip Arrow Lake para lançar no próximo ano e que está no caminho certo para ter tecnologia de manufatura equivalente à da TSMC.
No software, uma nova versão do OpenVINO vai ajudar os programadores a correr versões de grandes modelos de linguagem nos portáteis, o que irá permitir respostas rápidas e evitar que dados tenham de sair dos dispositivos para serem processados noutro lado.
“Consegue-se obter um melhor desempenho, a um custo mais baixo e IA mais privada”, descreveu Sachin Katti, vice-presidente senior da Intel. Este tipo de soluções poderá interessar aos utilizadores e empresas que pretendem explorar o segmento da IA, sem ter de