A tecnologia Figur G15 da Desktop Metal será anunciada brevemente e vai permitir criar folhas de metal à medida, em impressoras 3D, a partir de um ficheiro digital, eliminando a necessidade de moldes ou outros processos paralelos. O objetivo, segundo o CEO da empresa, passa por ajudar a reduzir custos e tempos de produção. “Isto é um mercado de 300 mil milhões de dólares atualmente sem soluções digitais”, reforçou o executivo, prometendo mais novidades para breve.
A empresa americana conta com BMW, Toyota e SpaceX na lista de clientes. Esta tecnologia de impressão 3D é vista como inovadora e Washington pretende que seja usada para ajudar os EUA a ter um papel preponderante no fabrico e criar empregos no país.
Segundo a Reuters, numa primeira fase, a impressão 3D da Desktop Metal vai ser usada para criar peças em folhas de metal para a indústria aeronáutica, agricultura e outros equipamentos pesados. A médio prazo, a empresa pretende também servir a indústria automóvel.
Na sua forma atual, a tecnologia só permite a impressão de folhas de metal que caibam na impressora, com 1,5 metros por 1,2 metros e com formas positivas ou negativas de 40 centímetros na vertical.