A Lenovo anunciou vários novos computadores portáteis, a propósito do Mobile World Congress, que se realiza nesta semana em Barcelona, Espanha, mas há um modelo que se destaca de todos os outros. O Lenovo ThinkPad X13s é o primeiro a estrear o processador Snapdragon 8cx Gen 3, da Qualcomm, que promete combinar um desempenho suficiente para tarefas de trabalho com uma autonomia impressionante – a marca diz que pode chegar às 28 horas.
Este novo processador da Qualcomm tem ainda outra vantagem – suporta redes de telecomunicações de quinta geração móvel (5G), incluindo mmWave, que é a tecnologia que permitirá à 5G atingir maiores velocidades de débito e uma latência extremamente reduzida.
O novo processador inclui ainda uma unidade de processamento dedicada à visão computacional. Este elemento faz-se sentir essencialmente em duas funcionalidades: a webcam será capaz de fazer um enquadramento automático, em videochamadas, baseado na posição do utilizador; e será também capaz de desligar ou escurecer o visor quando o utilizador não está à frente do computador ou desvia o olhar para o lado, poupando assim alguma energia.
O portátil tem um ecrã de 13,3 polegadas (formato 16:10), pode ter até 32 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento em SSD. E tudo num corpo que pesa apenas um quilograma. O Lenovo Thinkpad X13s vai ficar disponível em maio, com os preços a começarem nos 1399 euros.
Chromebook e Ideapad Gaming
Dos muitos computadores apresentados pela Lenovo, mais dois destaques. A tecnológica anunciou uma nova versão do Lenovo Duet 3 Chromebook, o 2-em-1 de teclado destacável equipado com o sistema operativo Chrome OS, da Google. A nova versão promete corrigir aqueles que foram alguns dos problemas identificados na versão anterior: há um novo processador (Snapdragon 7C Gen 2) e um melhor desempenho; o ecrã passa das 10 para as 11 polegadas e agora com uma resolução 2K. E isto num tablet com apenas 7,9 milímetros de espessura. A capa-teclado é um acessório, mas vem incluído no pacote base, e também foi redesenhado, para que as teclas tenham uma maior distância de viagem e uma escrita mais responsiva.
Por força das melhorias, o preço também aumenta – o IdeaPad Duet 3 Chromebook começa agora nos 349 euros (mais 50 euros do que a versão anterior) e fica disponível em maio.
Nota final para os novos portáteis de videojogos da Lenovo. O IdeaPad Gaming 3 ( versões de 15,6″ com 2560 x 1440 píxeis ou 16″ com 2560×1600 píxeis de resolução) têm um ecrã com uma taxa de atualização de 165 Hz, processadores da família AMD da série 6000, placas gráficas que podem ir até ao modelo Nvidia RTX 3050 Ti, até 32 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento em SSD. Os Ideapad Gaming 3 vão estar disponíveis a partir de julho, com os preços a começarem nos 999 euros.
Já quem preferir as opções com Intel, pode optar pelos IdeaPad Gaming 3i, em tudo semelhantes, exceto no processador e na placa gráfica: neste caso é possível optar por CPU da família Intel Core de 12ª geração, placas gráficas até à Nvidia RTX 3060 ou ainda já com as novas Intel Arc (não foram especificados modelos e características da GPU da Intel).
Os Ideapad Gaming 3i chegam em julho e os preços começam 999 euros para a versão de 15 polegadas e nos 1099 euros para a versão de 16 polegadas.