O Atlas é visto no novo vídeo da Boston Dynamics a conseguir entregar um saco de ferramentas a alguém que está no topo de um andaime. O robô humanoide bípede da empresa consegue agarrar-se com mais dexteridade, colocar uma placa de madeira entre dois suportes e avançar, equilibrando-se com muito cuidado. No final da manobra, o robô “desmonta-se com um salto invertido de 540 graus, que os engenheiros apelidam de Slick Trick”, lê-se no comunicado.
Robin Deits, que faz parte da equipa de engenharia do projeto, explica que “o parkour obriga-nos a entender as limitações físicas do robô e a dança força-nos a pensar sobre quão preciso e ágil todo o movimento tem de ser (…) O que é importante sobre o projeto Atlas é que não deixamos nenhum dos conhecimentos que apreendemos para trás”.
A equipa reconhece que o progresso é positivo, mas que ainda foi necessário muito trabalho nos bastidores para preparar e programar o Atlas para conseguir realizar as proezas que mostra agora. “A nossa esperança é que, se conseguirmos criar a tecnologia fundamental que nos permita criar e adaptar facilmente comportamentos dinâmicos como estes, podemos tirar partido disso mais à frente (…) São necessárias muitas peças para entregar uma solução completa num domínio como a manufatura ou a construção – este vídeo mostra uma pequena parte do que estamos a desenvolver”, conta Scott Kuindersma, que lidera a equipa de projeto da Boston Dynamics.