Investigadores sugerem que as emoções sentidas pelos cães podem levar a que os seus olhos fiquem húmidos, num comportamento equiparado ao choro humano. Takefumi Kikusui, que coordenou a equipa, explica que a oxitocina é a hormona responsável por esta reação química no corpo dos cães e que o ‘choro’ acontece, por exemplo, quando os donos regressam a casa depois de uma ausência mais prolongada.
Para testar a teoria, a equipa de veterinários e investigadores colocou uma faixa por baixo dos olhos dos cães para medir as lágrimas que já lá estavam, as que surgem por causa da própria faixa (que irrita levemente os olhos) e as que apareceram por outros motivos além da irritabilidade. No sentido de confirmar que a reação se devia pelo aparecimento dos donos, foram também incluídas pessoas desconhecidas a entrar em casa. O volume de lágrimas aumentou significativamente após a chegada dos verdadeiros donos, explica o Mashable, citando o estudo publicado na Current Biology.
Com a aplicação de soluções de oxitocina, estes volumes aumentaram ainda mais nos cerca de 20 cães envolvidos nos testes.
Miiamaaria Kujala, professora de neurociência cognitiva na Universidade de Helsínquia e que não participou no estudo, afirma que “é uma experiência inovadora, simples e inteligente”, recordando que não se fizeram experiências de medição do volume de lágrimas até aqui e salientando que devem ser feitas mais para confirmar as descobertas e validar as conclusões.