O relatório “O impacto das tecnologias na saúde em tempos de pandemia”, elaborado pela Minsait, uma empresa da Indra, mostra que a tecnologia e a digitalização são passos essenciais para os serviços de saúde. Estas alterações e o reforço na sua aposta vão permitir promover uma visão global voltada para o paciente e a utilização de Inteligência Artificial e de Big Data melhorará o diagnóstico avançado, genómico e a prevenção de doenças. Estas soluções vão ser fundamentais para a construção de um futuro modelo que ajude a responder exaustivamente às necessidades de atendimento, que facilite a melhoria da qualidade do atendimento e a eficiência dos processos.
O uso de tecnologia e a digitalização permitem maximizar os benefícios tangíveis para os pacientes. Estas soluções permitem elaborar o diagnóstico mais rapidamente, o atendimento remoto e a gestão do acompanhamento à distância de pacientes em tratamento ou quarentena, evitando deslocações e descongestionando os sistemas de saúde.
A empresa destacou alguns dos principais vetores, principalmente impulsionados pela pandemia:
– progredir sistemas de informação na Saúde Pública para melhorar a troca de informações
– facilitar a interoperabilidade, com a integração de dados gerados por inúmeras aplicações, como serviços de teleconsulta, prontuários ou wearables;
– IA e Big Data que ajudem a uma medicina mais precisa e personalizada para prevenção, diagnóstico e ajuda virtual (através de chatbots, por exemplo);
– melhorar o atendimento digital e remoto que permite o acompanhamento e tratamento remotos;
– incentivar à participação do cidadão na sua saúde e no envolvimento na criação de planos que envolvam novas tecnologias, como apps, dispositivos de monitorização ou outros;
A Minsait refere no estudo que a maturidade digital é uma corrida de longa distância e que exige sistemas de informação capazes de dar resiliência à gestão dos sistemas de saúde numa crise como a atual, mas também para atender às necessidades de pacientes crónicos.