O modelo de Inteligência Artifical GameGAN conseguiu apreender as dinâmicas básicas de Pac-Man simplesmente ao ver o jogo a ser jogado e foi capaz de recriar a sua própria versão do título, a partir do zero. Neste projeto, não houve qualquer esforço de codificação envolvido, nem imagens pre-renderizadas a serem carregadas. O resultado final é uma versão que os humanos podem jogar e a Nvidia planeia disponibilizar uma versão online em breve. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Bandai Namco, a criadora do jogo original.
O The Verge salienta que não se trata de uma cópia fiel do título original, que recentemente festejou 40 anos, que algumas imagens aparecem tremidas e que o comportamento dos fantasmas nem sempre é igual ao que acontece na versão ‘tradicional’.
Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologias de simulação da Nvidia, explica que o método de trabalho deste modelo é semelhante ao de colocar um programador humano a ver episódios de Pac-Man no YouTube e deixá-lo inferir quais são as regras para que as reconstrua. O objetivo é aprofundar a forma de aprendizagem deste tipo de sistemas e perceber como podem desenvolver soluções melhores. Um dos exemplos citados na apresentação deste jogo foi o de que a IA pode ser colocada a observar como trolleys robotizados circulam num armazém de carga para depois desenvolver um software de navegação para cada um.
A GameGAN (de generative adversarial network) é uma arquitetura que já é usada em aprendizagem de máquina. O sistema é dividido em duas metades, onde a primeira tenta replicar os dados de input e a segunda compara-os com a fonte original. Se não coincidirem, são rejeitados e o gerador volta a ressubmeter um novo conjunto.
Veja uma demonstração do jogo que foi criado pela GameGAN a partir da observação de 50 mil episódios de Pac-Man.