António Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), foi eleito como presidente da Associação Europeia de Recursos de Linguagem (ELRA), que é uma das entidades de referência no que toca ao processamento de texto e fala e é responsável pela maior coleção de conjuntos de dados das línguas europeias.
«Através das suas atividades, a ELRA presta um apoio crucial para a preparação tecnológica das línguas naturais para a era digital, contribuindo para assegurar a cidadania dos seus falantes na sociedade da informação», refere o professor num comunicado da FCUL, reiterando o valor que o processamento da linguagem pode ter para o lançamento de novos negócios.
Além de professor da FCUL e de presidente da ELRA, António Branco é conhecido em Portugal pelo trabalho desenvolvido na área que cruza tecnologias e linguagem. Além da coordenação do NLX – Grupo de Fala e Linguagem Natural, e da Infraestrutura para a Ciência e Tecnologia da Linguagem (Portulan Clarin), António Branco é membro do Conselho Executivo da META-NET European Network of Excellence for Language Technology. Assinou sozinho ou em colaboração com outros investigadores mais de 180 artigos científicos.