A tecnologia do supercondensador permite que mantenha todas as propriedades, mesmo depois de ter sido recarregado mais de 30 mil vezes. O protótipo desenvolvido da Universidade da Flórida Central pode ser usado para, por exemplo, carregar o telefone em apenas alguns segundos e só precisar de ser recarregado após uma semana, explica Nitin Choudhary, um dos investigadores do projeto.
Os supercondensadores armazenam eletricidade de forma estática à superfície do material e não precisam de reações químicas, como sucede com as baterias tradicionais de iões de lítio. Os investigadores deste projeto usaram grafeno como o material para armazenar grandes quantidades de eletrões, noticia o Engadget. O desafio passou por conseguir integrar o grafeno com outros materiais usados, de forma a conseguir garantir uma solução de carga rápida, com a densidade necessária.
O protótipo ainda não está pronto para ser comercializado, mas os primeiros testes são animadores, com a solução a apresentar melhores resultados do que a tecnologia usada atualmente.