O objetivo é fazer para a audição o mesmo que o Oculus Rift ou o Google Glass fazem para a visão: fornecer uma sensação de realidade aumentada e que possa ser interpretada pelos ouvidos de invisuais. A Microsoft pretende desenvolver uns auscultadores que ajudam a criar a ilusão do som, de acordo com o local de onde esteja a ser emitido, explica o The Next Web.
O projeto-piloto está a decorrer no Reino Unido, com algumas parcerias locais. A gigante de Redmond pretende usar auscultadores que conduzem o som através do osso na parte de trás da cabeça do utilizador e usa uma rede de mini emissores colocados no interior e no exterior. O utilizador, com Windows Phone ou outro smartphone, recebe os sons captados por estes sensores e que é replicado de uma forma fiel, na sua cabeça, de acordo com a sua localização e a dos objetos.
Os sensores comunicam com o telefone por Bluetooth e podem ser anexados a qualquer objeto ou animal. O utilizador consegue assim ter uma perceção mais realista do ambiente que o rodeia e pode ir do ponto A ao ponto B contornando eventuais obstáculos que lhe apareçam pela frente.
Veja o vídeo que demonstra todo o projeto.