
Bastaram três anos para a Xiaomi chegar ao top três mundial do fabrico de smartphones. De acordo a consultora Strategy Analytics, a marca chinesa fechou o terceiro trimestre de 2014 com uma quota de seis por cento do mercado mundial de smartphones.
Este não é o único número que merece realce nas estimativas da Strategy Analytics: a Samsung manteve a liderança, mas viu a quota mundial do segmento cair de 35% no trimestre homólogo de 2013, para 25% no terceiro trimestre de 2014.
No segundo lugar do ranking dos smartphones, encontra-se a Apple com 12% de quota no terceiro trimestre de 2014 e com uma perda marginal.
Questionado pela Reuters, Neils Mawtson, director-Executivo da Strategy Analytics descreve da seguinte forma a atual disputa pelo topo das vendas de smartphones: «A Samsung continua a enfrentar uma concorrência agressiva da Apple no segmento dos smartphones mais sofisticados, da Xiaomi e da Huawei no segmento intermédio dos smartphones, e da Lenovo no segmento de entrada de gama».
Entre julho e setembro de 2014, foram colocados no mercado mundial 320 milhões de smartphones.