O recorde anterior de passeio espacial era de oito horas e 56 minutos, alcançado pelos astronautas da NASA James Voss e Susan Helms em março de 2001, ao redor da Estação Espacial Internacional. Agora, a marca foi superada, com dois astronautas chineses (taikonautas) a passarem mais de nove horas em torno da estação espacial chinesa Tiangong. Cai Xuhze e Song Lingdong, dois elementos dos três elementos da tripulação da missão Shenzhou 19, passaram da noite de segunda-feira, dia 16, para a manhã de 17, terça-feira, nove horas no primeiro passeio espacial (EVA, de extravehicular activity) da equipa chinesa.
Neste passeio, os astronautas “trabalharam proximamente e com o suporte do braço robotizado da estação e investigadores científicos em Terra para completar a instalação do dispositivo de proteção de detritos espaciais, inspecionar os equipamentos e instalações extraveiculares e outras tarefas”, conta o Space.com. Song, de 34 anos, tornou-se o primeiro astronauta chinês nascido na década de 1990 a completar um passeio com estas características.
A viagem foi faseada, com Cai a sair primeiro, seguindo-se Song passados 90 minutos. Os dois regressaram à estação na manhã de terça-feira, 13h57, no horário de Portugal Continental. Com nove horas e seis minutos, este é o mais longo passeio espacial até agora.