A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) vai recorrer a parceiros comerciais para avançar com as missões espaciais que tem programadas. Para o caso do regresso à Lua, com o programa Artemis, a agência espacial norte-americana vai recorrer à SpaceX e à Blue Origin, que venceram os concursos para o Human Landing System. Agora, a NASA pede que as duas tecnológicas estejam preparadas para testar os designs e para prepararem veículos capazes de transportar carga para a superfície lunar.
A NASA pretende analisar dois designs de sistemas de alunagem e transporte de carga e passageiros, para assegurar flexibilidade e também “assegurar uma cadência regular de alunagens, para uma constante descoberta e oportunidade científica”, detalha Stephen D. Creech, administrador da agência para o Moon to Mars Program Office.
A gestora do programa do Human Landing System, Lisa Watson-Morgan, afirma em comunicado citado pelo Space.com que “baseados no design atual e no progresso no desenvolvimento para ambas as sondas de passageiros, de carga e os calendários da missão Artemis para as versões de alunagens de sondas de passageiros, a NASA atribuiu a missão de uma sonda pressurizada para a SpaceX e de um habitáculo lunar para a Blue Origin”.
Os lançamentos destes veículos e missões estão agendados para começar em 2032.