Um conjunto de investigadores sugere que uma salada vegetariana é a melhor refeição para suprir as necessidades nutricionais dos astronautas que venham a tripular missões de longo curso. A conclusão, publicada agora no ACS Food Science & Technology, teve em conta que os ingredientes para esta salada podem ser cultivados no espaço e que o prato consegue suprir as necessidades dos astronautas masculinos destas missões.
Além de queimarem mais calorias no espaço do que os humanos na Terra, os astronautas precisam de mais micronutrientes para se manterem saudáveis quando expostos à microgravidade durante muito tempo. Para as missões de longo prazo, é necessário conseguir-se cultivar a comida num sistema circular e sustentável, quer para as aeronaves, quer para as colónias.
Durante este trabalho, a equipa usou um método chamado programação linear para avaliar diferentes combinações de ingredientes que equilibra as variáveis para chegar a determinados objetivos. Os cientistas tentaram perceber as melhores combinações de diferentes comidas para corresponder às necessidades nutricionais de astronautas homens, ao mesmo tempo que reduziam as necessidades de água para fazer crescer os alimentos. Reduzir as necessidades de fertilizantes, tempo e área necessária, bem como que porções podem ser recicladas foram outros aspetos a serem considerados, explica o EurekaAlert.
Depois de analisar várias combinações possíveis, com todas estas variáveis, a equipa concluiu que uma salada de rebentos de soja, sementes de papoila, cevada, couve, amendoins, batata doce e sementes de girassol é a melhor refeição para os astronautas. Os nutrientes em falta podem ser administrados por via de suplementos.
Agora, a equipa vai focar-se em outras refeições e também nas opções de dieta para as astronautas femininas.