A NASA anunciou que está a testar um helicóptero mais avançado para explorar outros planetas. Em Marte, o Ingenuity continua a sua missão, mas a nova geração promete um desempenho melhor e mais rápido. Segundo Tyler Del Sesto, engenheiro robótico da NASA, “giramos as nossas lâminas a 3500 rpm, que é 750 rotações por minuto mais rápido do que no Ingenuity. Estas lâminas mais eficientes são agora mais do que um exercício hipotético. Estão prontas a voar”, cita o Mashable.
A agência fez mais do que um simples anúncio e divulga mesmo um vídeo, filmado no Jet Propulsion Laboratory, onde vemos os engenheiros e especialistas a testar os rotores e hélices em ambientes simulados: “o desafio é, à medida que as hélices se aproximam de velocidades supersónicas, a turbulência causada pela vibração ficar fora de controlo rapidamente”, revela a agência.
A expetativa é de que o Mars Science Helicopter de seis rotores possa ser usado em futuras missões a Marte, para servir de vigia aéreo e transportar entre dois e cinco quilos de carga, incluindo instrumentos científicos, a regiões onde as sondas que se deslocam pelo solo não consigam chegar.