É um dos carros elétricos mais esperados do mercado e foi hoje apresentado via streaming, um exemplo de como a marca quer reduzir as emissões de gases tóxicos. O Polestar 2 é o primeiro carro 100% elétrico da marca detida pela Volvo que, nas palavras do CEO Thomas Ingenlath, foi «criada para apoiar a migração para a mobilidade sustentável». As alusões a fatores amigos do ambiente foram uma constante da apresentação. Por exemplo, o «interior vegan», que recorre a matérias-primas de origem não animal, foi anunciado como standard.
Em destaque esteve também a tecnologia, mais especificamente o infoentretenimento, Thomas Ingenlath fez um género de admissão da derrota da indústria automóvel ao indicar que as marcas nunca foram capazes de desenvolver mapas e um sistema de reconhecimento de voz verdadeiramente funcional. Aliás, durante a apresentação foi notória a tentativa de o CEO afastar a Polestar da indústria automóvel tradicional. O que já tinha ficado evidente aquando do anúncio da data de apresentação do Polestar 2 que foi acompanhado por uma «carta de despedida à indústria automóvel».
A solução da Polestar foi recorrer ao Google: o sistema de infoentretenimento do carro tem software Google, incluindo o Assistente, para interações por voz, os mapas e várias das apps disponíveis para o Android. Em palco foram demonstradas algumas interações por voz, incluindo a reprodução de música via Spotify. A interface corre num ecrã de 11 polegadas posicionado na vertical. Uma opção que, segundo o CEO, garante melhor visibilidade dos mapas e das listagens (contactos e músicas, por exemplo).
No Polestar 2 a chave é o smartphone do utilizador, que destranca o carro quando o condutor tenta abrir a porta. A marca garante que, para evitar problemas de segurança, instalou quatro antenas Bluetooth no carro, o que faz com que possa garantir que o desbloqueio das portas só aconteça se o utilizador estiver a menos de um metro e meio de distância do automóvel. Não há botão de arranque. A deteção do smartphone e do condutor sentado faz com que o carro se inicie automaticamente e fique preparado para a marcha.
Bateria para 500 km
A segurança foi outra área destacada, a começar pela alusão ao Pilot Assist, uma tecnologia já utilizada pela Volvo, que permite apoiar a condução através da deteção de peões, carros e outros obstáculos. Ainda no capítulo da segurança, Ingenlath referiu que o pack da bateria foi criado de modo a funcionar como reforço estrutural do carro, melhorando a rigidez, garantindo menos vibrações (e ruído) e protegendo as células em caso de acidente grave. A bateria tem 78 kWh de capacidade, o que deverá permitir uma autonomia real (WLTP) de 500 km. No total, a bateria é constituída por 324 células divididas por 27 módulos. Estes elementos foram espalhados de modo a aproveitar ao máximo o espaço disponível na parte inferior do carro – a bateria está colocada por baixo dos bancos, entre os dois eixos.
No que concerne a prestações, a versão de lançamento do Polestar 2 vai ter dois motores, um para cada eixo, uma potência máxima de 408 cavalos e 660 Nm de binário. A aceleração anunciada dos 0 aos 100 km/h é de cerca de 5 segundos.
Comprado online com subscrição
A diferenciação da Polestar vai passar também pela forma como está conectada aos clientes. Para começar, o carro vai ser vendido exclusivamente online (pré-encomendas já disponíveis em www.polestar.com), com possibilidade de os clientes tomarem contacto com os carros em várias lojas espalhadas por algumas das mais importantes cidades da Europa, América e Ásia – estão prometidas 50 lojas até 2020. A conectividade será também constante na relação entre o utilizador e a marca, o que vai incluir uma subscrição mensal, cujo valor ainda não foi divulgado. Este serviço permitirá «uma relação transparente e direta», referiu o CEO, adicionando «estamos digitalmente conectados aos nossos clientes». Tudo indica que esta subscrição incluirá acesso aos serviços necessários para a manutenção do carro.
Ainda não há preço para Portugal, mas não deverá ser muito diferente do valor anunciado para a versão de lançamento no mercado alemão: €59.000. Considerando o preço, dimensões e prestações, o Polestar 2 é muitas vezes comparando ao Tesla Model 3.
Os mercados iniciais do Polestar 2 incluem China, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, e o Reino Unido. Estão a ser estudados novos mercados para expansão futura. Mas não foram referidas datas concretas para a comercialização.
Vídeo da apresentação